Porquê e como escolher uniformes para restaurantes e bares
É muito difícil encontrar um restaurante que não se preocupe com os uniformes dos seus colaboradores, e isso não é à toa, conforme falaremos ao longo desse texto.
Você, que é dono ou gerente de um restaurante ou lanchonete, deve estar sempre atento aos uniformes dos seus funcionários e sempre colocá-los no orçamento.
É um grande engano achar que o uniforme representa apenas uma forma de diferenciar quem é garçom de quem é gerente e/ou de quem pertence à outros postos de trabalho.
O uniforme tem o papel principal de ser uma forma de identificação e, também, de organização empresarial. Por isso, o uniforme para restaurantes é uma necessidade!
Por que apostar em uniformes para restaurantes e bares?
1 – Identificação e Segurança
Como falamos acima e, como sempre reforçamos nos textos aqui do blog, o uniforme é uma maneira de identificar mais facilmente aqueles que pertencem à uma empresa.
Só quem já abordou um cliente comum achando que era funcionário(a) de uma loja, sabe o quanto pode ser constrangedor fazer tal confusão.
Quando o funcionário não está bem identificado, é passada a ideia de que o estabelecimento é uma bagunça, visto que ninguém sabe quem é quem ali dentro.
O uso de uniformes também faz parte da segurança do estabelecimento. Pode parecer que não, mas o uniforme tem um grande papel nisso.
A prova está neste exemplo: você daria a chave do seu carro para uma pessoa sem uniforme em um posto de gasolina?
Provavelmente não, certo? O que você espera do frentista é que ele esteja identificado com o uniforme do posto. Do contrário, você poderá entregar a chave para um ladrão sem saber.
O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao restaurante. Você entregaria o dinheiro da conta para uma pessoa sem uniforme, sem realmente saber se ela faz parte dali ou não?
Provavelmente você se sentirá inseguro em fazê-lo, pois espera-se que os funcionários tenham uniforme e/ou outros utensílios como um avental personalizado, por exemplo.
Isto é, alguma coisa que identifique que ele ou ela trabalhem ali e são responsáveis pelo funcionamento do restaurante, café ou lanchonete.
2 – Bom atendimento
Mais do que pratos memoráveis pelo sabor encontrado nos pratos, o diferencial de um restaurante está em seu atendimento e na experiência que os clientes encontram ali.
Todo mundo gosta de estar em um bom ambiente, convidativo e de bom atendimento, que ofereça mais alegrias do que stress aos clientes.
Um uniforme bem pensado, limpo e apresentável demonstra que o estabelecimento se preocupa com a imagem que está passando aos clientes.
E isso é visto de uma forma positiva, uma vez que o cliente sente que ali ele está em um local que se importa com ele e fará de tudo para que o momento seja especial.
3 – Organização Interna
No início do texto apontamos que os uniformes podem ser vistos como uma forma de “classificar” funcionários, mas não é bem assim.
É através de uniformes diferentes, cada um para uma função específica, que podemos identificar uma organização do restaurante.
Isto é, sabemos dessa forma que cada funcionário tem um papel próprio para servir as pessoas e agilizar o trabalho para melhor atender.
Por exemplo, imagina se apenas o garçom fosse o responsável por todo o processo de um restaurante:
- Organizar filas;
- Levas as pessoas até suas mesas;
- Pegar o pedido;
- Preparar o pedido;
- Servir;
- Recolher;
- Limpar;
- Preparar a mesa;
- Receber os próximos clientes.
Você concorda que, como cliente, você estaria preso nesta fila por séculos e, como funcionário, você estaria exausto?
Pois é, a determinação de funções deixa todo o processo de receber muito mais fácil e ágil. Significa dizer que o funcionamento foi pensado de forma estratégica.
Estar em um ambiente que foi pensado dessa forma significa dizer que provavelmente você não terá problemas com a conta, nem com pedidos errados.
E se por acaso houver, o problema será solucionado sem maiores delongas ou burocracias. Isto é, existe uma enorme chance de sair totalmente satisfeito.
Uniformes para restaurantes: escolhendo o modelo certo
1 – Estilo do restaurante
O uniforme reflete sua marca e, por isso, ao escolher uma peça para que seus colaboradores usem, você deve ter isso em mente, obrigatoriamente.
Por exemplo, se você tem um restaurante japonês, elementos da cultura japonesa podem e devem ser inseridos no uniforme dos seus funcionários.
O mesmo ocorre para restaurantes italianos, que perderiam todo o clima e charme, se seus funcionários recebessem uniformes com uma pegada americana.
Ao escolher o uniforme para seu restaurante ou bar, procure contextualizá-lo à identidade do estabelecimento para que, juntos, se crie um ambiente incrível e divertido.
2 – Conforto
O trabalho de garçons e recepcionistas não é fácil, principalmente conforme vai chegando o final de ano e o número de confraternizações vai aumentando.
Os colaboradores carregam bandejas pesadas e costumam se movimentar muito para atender todos os pedidos.
Por isso, nunca deixe de aliar o estilo que mencionamos acima com o conforto, que é muito necessário neste tipo de trabalho.
Procure escolher tecidos que se adaptem bem ao corpo, que sejam resistentes e que prezam pela praticidade – isto é, panos que não amarrotam ou desgastam com facilidade.
É importante que o tecido tenha alto poder de respirabilidade para que não deixe marcas de suor, principalmente se o local do seu restaurante for quente ou ao ar livre.
Neste mesmo tópico, é importante que você escolha bons sapatos para seus funcionários se movimentarem com segurança e conforto. Leia nosso artigo sobre sapatos aqui.
3 – Verba para investimento
Sabemos também que muitas decisões acabam girando em torno do fator dinheiro. É comum encontrarmos donos de estabelecimento que pensam em um plano master, mas que acabam cortando detalhes para chegar ao plano ideal: aquele que cabe no bolso.
Com um pouco de criatividade, é possível encontrar um termo que agrade um pouco todos os lados. Mas aconselhamos sempre a deixar o uniforme na planilha de investimentos da empresa.
Lembre-se que o uniforme para restaurante tem papéis fundamentais em seu funcionamento e não deve ser deixado de lado.
Além disso, é sempre bom oferecer mais que uma peça para sua equipe. Dessa forma, você estará garantindo que os uniformes estejam sempre em boas condições.
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